Por que é tão triste ficar sozinho? O pior castigo que se pode aplicar a alguém é o isolamento. Somos uma das espécies mais interdependentes. Muitos mamíferos, poucas horas após o nascimento, já são capazes de correr e saltar. Mas uma criança demora anos para ser capaz de sobreviver sem a assistência de alguém e, mesmo depois que já é capaz de andar com as próprias pernas, continua dependente da família. Ainda que consiga se manter, vai sempre buscar uma companhia. Todos têm família!
E como é Deus? Com quem Ele se relaciona, por toda a eternidade?
Quantos Deuses?
“Você crê que existe um só Deus? Muito bem!” “Só existe um Deus.” Tiago 2:19; 1Coríntios 8:4.
Mas, se a Bíblia é clara em afirmar que temos só um Deus, o que dizer de João 1:1-3? “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” - RA. Este texto, ao falar que “O Verbo [Jesus] era Deus”, afirma que Ele, ao criar o mundo, estava com Deus (Gênesis 1:1-3 e 26).
Alguém poderia raciocinar: “Se só existe um Deus, e se Jesus é Deus, então o único Deus é Jesus!” Mas, Jesus orava a quem? “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres.” Mateus 26:39. Cristo não poderia orar a Ele mesmo! Além de Jesus ser Deus, há também Deus o Pai.
E agora surgem outras perguntas: “Há só um Deus, mas, ao mesmo tempo, tanto o Pai, quanto o Filho são deuses?” Antes da resposta, vamos questionar mais a fundo: “Por que Jesus nos instruiu a batizarmos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28:19)? Será que o Espírito Santo também é Deus?”
Encontramos esta resposta em Atos 5:3 e 4: “Perguntou Pedro: ‘Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, ao ponto de você mentir ao Espírito? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus’.” Este e outros textos indicam claramente que o Espírito Santo é Deus.
Estranho? São vários deuses? “Ouça, ó Israel: o SENHOR, o nosso Deus, é o único SENHOR.” Deuteronômio 6:4.Se você acha que Bíblia está entrando em contradição, aperte o cinto porque, na verdade, ela está para revelar UMA GRANDE E BONITA VERDADE!
Vamos Conhecê-Lo
Vamos analisar Deuteronômio 6:4 desde seu idioma de origem. No hebraico, existem duas palavras para “UM”, “UNO” ou “ÚNICO”: uma é “YACHID” e a outra, “ECHAD”, mas cada uma delas é usada em casos totalmente diferentes. Por exemplo:
Gênesis 22:2: “Tome seu filho, seu ÚNICO filho, Isaque.” (ênfase acrescentada). Aqui, a palavra usada para expressar “único” foi “yachid”, significando uma UNIDADE SIMPLES, um só item. Isaque era o único FILHO da promessa. Uma só pessoa, uma UNIDADE SIMPLES.
Gênesis 2:24: “O homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão UMA só carne.” (ênfase acrescentada). Agora, a palavra hebraica usada para “uma” foi “echad”, que significa uma UNIDADE COMPOSTA: duas pessoas diferentes, marido e mulher se unem e formam UMA só carne.
Deuteronômio 6:4: O nosso Deus é o “ECHAD” (“Único”) Senhor. Ou seja, um Deus que é uma UNIDADE COMPOSTA, de TRÊS PESSOAS, no caso, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, mas que, mesmo assim, é apenas UM DEUS.
O objetivo de Deuteronômio 6:4 é apresentar o Deus Triúno dos hebreus como o ÚNICO DEUS.
Deus e os Humanos
Eu sei que esta é uma verdade complexa! Mas não espero o contrário, se até para conhecermos a nossa própria espécie, levamos muito tempo. Durante mais de dois milênios, a ciência acreditou que temos apenas cinco sensibilidades sensoriais. Mas, hoje, por estudos recentes, sabemos que temos mais de 20 sentidos. Levando em consideração que a natureza de Deus, além de eterna, é muito mais complexa do que a humana, quanto tempo levaríamos para conseguir entendê-la? Como entender que três pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo) sejam, ao invés de três deuses, um Deus só? Com nossas limitações, poderíamos passar a eternidade aprendendo sobre Deus sem, na verdade, entendê-Lo profundamente.
Mas eu posso lhe dar uma limitada ilustração humana. Um lar estabilizado poderá até ter QUATRO PESSOAS ou mais, mas sempre será considerado UMA SÓ FAMÍLIA, onde todos estão ligados pelo amor. Assim é a Divindade: são TRÊS PESSOAS, mas UM SÓ DEUS, onde os membros estão unidos pelo amor (Hebreus 9:14). O próprio Jesus disse: “Nós somos um”. João 17:22 e 23. Na Palavra de Deus, aprendemos que a UNIDADE existente entre as Três Pessoas da Divindade deve haver em todos os nossos relacionamentos.
Um Substituto à Altura de Jesus
A Bíblia apresenta o Espírito Santo como uma PESSOA divina. Como um Ser que possui PERSONALIDADE, Ele tem:
Mentalidade. Pensa, adquire conhecimento e raciocina - 1Coríntios 2:10 e 11;
Sentimentos e emoções - Efésios 4:30;
ï€ ï€ Vontade e poder de decisão - 1Coríntios 12:11.
Jesus disse que enviaria o Espírito para ficar em Seu lugar: “...é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro [o Espírito Santo] não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.” João 16:7. Nas palavras do teólogo Le Roy Edwin Froom, “nada a não ser uma PESSOA, poderia substituir aquela maravilhosa PESSOA. Nenhuma simples influência seria suficiente”.
O trabalho do Espírito pode ser entendido em, pelo menos, quatro etapas. Ele...
CHAMA e convida a pessoa a aceitar a Cristo como Salvador (João 16:13 e 14);
CONVENCE e CONVERTE o pecador, se este aceitar (João 16:8);
CAPACITA os filhos de Deus, concedendo-lhes dons espirituais (Atos 1:8; 1Coríntios 12:4-11);
SANTIFICA o ser humano (2Tessalonisensses 2:13; 1Pedro 1:2) e lhe ajuda a viver em harmonia com a vontade de Deus. O convertido passa e exteriorizar, em sua vida, o caráter de Deus. Aparece o FRUTO DO ESPÍRITO, que se manifesta nas seguintes qualidades de caráter: “amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”. Gálatas 5:22 e 23. Nada disso ocorrerá, sem o BATISMO DO ESPÍRITO SANTO.
O Batismo Do Espírito Santo
O que é, e para quê serve? É uma capacitação especial, o recebimento de um poder divino para sermos mais parecidos com Cristo no estilo de vida e no serviço para Deus.
Quando acontece? Pode acontecer pela primeira vez, junto com o batismo nas águas. Porém, deve ser renovado a cada dia. Jesus, “cotidianamente recebia novo BATISMO DO ESPÍRITO SANTO. Nas primeiras horas do novo dia o Senhor O despertava de Seu repouso, e Sua alma e lábios eram ungidos de graça” .
Como recebê-lo? Ele SÓ PODE EXISTIR mediante o hábito de gastar tempo especial em oração (Atos 1 e 2; Romanos 12:12; Daniel 6:10), estudo da Bíblia (João 5:39; Atos 8:30-39), e testemunho.
Santificação é RELACIONAMENTO PLENO: com Deus e com o próximo. Com Deus, através do estudo da Bíblia e da oração. Com o próximo, através do testemunho, quando compartilho com os outros, o conhecimento que tenho de Jesus.
Não Existe Amor Sem Relacionamento
Deus não poderia ser amor se fosse um Ser solitário. Na eternidade, antes que qualquer ser fosse criado, o amor já podia ser compartilhado entre Pai, Filho e Espírito Santo. Deus é um ser relacional porque “Deus é amor.” 1João 4:8. E não existe amor sem relacionamento. Ao terminar de criar o homem, à Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26 e 27), Deus disse que não é bom que o homem esteja só (Gênesis 2:18). Deus sempre se relacionou entre Si e com Suas criaturas, “pois nele vivemos, nos movemos e existimos”. E se “somos descendência dele”, dependemos dos relacionamentos para sermos felizes (Atos 17:28).
Que “Deus é amor” é a primeira boa notícia. Quer saber a segunda? Ele deseja se relacionar com você. Existe melhor notícia do que estas?
Sim, existe uma! A notícia de que você aceita se relacionar com Ele.
ESTUDO PESSOAL:
01. O ser humano foi criado para ficar sozinho? Gên. 2:18 (não)
02. Por quê? Gên. 1:26 e 27 (porque foi criado de acordo com a imagem e semelhança de um Deus que gosta de se relacionar).
03. O ser humano pode se relacionar através do matrimonio, família, etc. Mas, e Deus? Como é possível um “Deus único” se relacionar com alguém desde a eternidade? (é possívelPorque o “Deus único” é TRIÚNO. Veja:)
DEUS ÚNICO: Efésios 4:5; Gál. 3:20; 1Cor. 8:6; João 17:3, etc.
DEUS TRIÚNO: Mat. 3:13-16 – relacionar com Mat. 28:19; 1Ped. 1:2 e 5; 2Cor. 13:13; Heb. 9:14, etc.
04. Mas como é possível Deus ser UM e TRÊS ao mesmo tempo? Efésios 4:3-6.Compare Gên. 2:24 com Deut. 6:4 (da mesma maneira que marido e mulher são dois e ao mesmo tempo são uma só carne, Deus é Três Pessoas e ao mesmo tempo é um só Deus. Isto no sentido de UNIDADE. Ver João 10:30 e 31).
05. Deus Espírito Santo
Evidencias de Sua Personalidade:
a) Atos 13:2 – fala;
b) João 15:26; Rom. 8:16 - dá testemunho;
c) 1Cor. 12:11 – escolhe e distribui os dons espirituais;
d) Atos 15:28 – toma decisões;
e) João 14:26 – ensina;
f) Efésios 4:30 e Isa. 63:10 – pode ficar triste;
g) Miq. 2:7 – pode ficar irritado;
h) 1Tessalonicenses 1:6; Atos 13:52 – fica alegre;
i) Rom. 15:30 – ama;
j) Rom. 8:26 e 27 - intercede, no sentido de nos ajudar a orar corretamente, aperfeiçoando nossas orações.
Evidencias de Sua Divindade:
a) Heb. 9:14 - é eterno;
b) Gên. 1:1, 2 e 26; Jó 33:4; Sal. 104:30 - é Criador e Mantenedor;
c) 1Cor. 2:10 e 11 – sabe todas as coisas (onisciência);
d) Atos 1:8; Atos 2:1-4 e Rom. 8:11 - pode fazer qualquer coisa (onipotência);
e) Sal. 139:7-12 – pode estar presente em todos os lugares (onipresença);
f) Rom. 5:5 – ajuda as pessoas a amarem (quem faz isto é Deus!)
g) 1Cor. 3:16 e 17 – compare com 1Cor. 6:19 e 20 – habita no ser humano. Se o Espírito Santo fosse um anjo, não habitaria em uma pessoa, pois “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra”. Sal. 34:7.
h) Atos 5:1-4 –é chamado de Deus, não de um poder impessoal.
i) Mat. 12:31 e 32 – pode-se blasfemar contra Ele.
j) Apocalipse 2:7 – oferece a vida eterna.
Função principal no plano de salvação:João 15:26; João 16:13 e 14.
(exaltar a Deus Filho, convertendo e guiando os pecadores a Deus e preparando-os para a volta gloriosa de Jesus. No livro de Atos dos Apóstolos pode-se ver outra função importantíssima deste Ser Divino: guiar a Sua igreja).
06. Que texto bíblico nos mostra que a doutrina da Trindade já existia na Bíblia antes mesmo da existência da igreja medieval? Dentre muitos, João 14:16 e 17:
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós”.
07. O batismo do Espírito Santo
a) Prometido no Antigo Testamento – Joel 2:28 e 29;
b) Cumprido, graças a Jesus – Mat. 3:11; Luc. 11:13;
c) Prometido para os últimos dias, a fim de que a pregação do evangelho seja concluída - Joel 2:23, 28 e 29.
08. Principais objetivos de Deus ao nos batizar com o Espírito Santo
a) O Espírito Santo nos leva a Jesus Cristo para sermos salvos – João 16:13 e 14;
b) O batismo com o Espírito Santo santifica o crente diariamente – Efésios 5:18; 1Cor. 15:31; 2Cor. 4:16; Rom. 8:14. Conferir Heb. 12:14;
c) O Espírito Santo nos dá o desejo de guardar os mandamentos de Deus – Sal. 51:10-12;
09. Resultados do batismo do Espírito Santo
a) Jesus passa a habitar plenamente no íntimo – 1 João 3:24;
b) Enche a vida de um fervor espiritual saudável – Atos 2:47;
c) Dá o desejo de ensinar outros sobre a Bíblia – Atos 2:42; Luc. 4:14 e 15;
d) Vontade de falar sobre Deus – Sal. 51:13;
e) Poder para falar do evangelho – Atos 1:8; Atos 10:38;
f) Respeito pelas coisas de Deus – Atos 2:43;
g) União entre os membros da igreja – Atos 2:44-46;
h) Verdadeiros milagres ocorrem entre o povo de Deus – Atos 2:43;
i) Contagia as pessoas – Atos 2:47;
j) O crente produz o “fruto” do Espírito que se manifesta em várias qualidades de caráter – Gál. 5:22-25;
k) O crente deixa de ter inveja das outras pessoas – Gál. 5:26. Ver também Efésios 4:25-32; 1Tessalonicenses 5:14-19;
l) Vontade de obedecer à Lei de Deus – Sal. 51:10; Rom. 8:4-10;
m) Amor pela Lei de Deus e prazer em guardá-la – Sal. 119:97, 113 e 163; Isa. 58:13; Sal. 1:2; 119:77; Rom. 7:22;
10. Todas as pessoas batizadas com o Espírito Santo devem falar línguas? Mat. 3:16 e 17; Atos 9:17-19 (Não. O crente não precisa falar em línguas para evidenciar que é selado com o Espírito – ver Efésios 1:13)
11. Como receber o batismo do Espírito Santo
a) Arrepender-se dos pecados e aceitar a Jesus como Salvador – Atos 2:37 e 38;
b) Pedir com fé o batismo do Espírito Santo– Luc. 11:13; Gál. 3:14;
c) Obedecer a Deus – 1 João 3:22.
TESTE:
Se Deus é UM, como pode ser chamado de Pai, Filho e Espírito Santo?
O que a doutrina da Trindade pode me ensinar a respeito dos relacionamentos?
O Espírito Santo é um “poder de Deus” ou uma Pessoa Divina?
A doutrina da Trindade foi inventada por alguma igreja?